quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Primeira sessao da câmara de vereadores em 2015


Com mesa diretora renovada, começou no dia de ontem, terça-feira 24, a primeira sessão ordinária do poder legislativo municipal. Na oportunidade foi composta com vereadores as comissões de finanças e constituição e justiça. Confira abaixo os nomes dos membros e dos presidentes;

Constituição e Justiça: Presidente; Carlos André de Moura
                    Membros; Júscelio Jersey e Tonho de Maneca

Finanças: Presidente; Fernando Macedo Júnior
                Membros; Tânia de Valter e Luciano de Kaká
No expediente do dia, constava a leitura do projeto de Lei que assegurava as transmissões das sessões da câmara assinada pelos 7 vereadores da oposição, como também vários requerimentos e indicações aprovados na mesma noite por unanimidade. Entre os requerimentos constava os do vereador Fernando Júnior, solicitando do executivo informações sobre o andamento do empréstimo junto ao Banese para pagamento de passivos trabalhistas dos professores. Já o ex-presidente Carlos Moura, solicitou realização de uma audiência pública para tratar sobre o trânsito da cidade.

Nas indicações, o presidente Adailton da Firma indicou compra de um aparelho de Raio-X para uso da população. Carlos Moura indicou a criação do CMT (Conselho Municipal de Trânsito). Fernando Júnior fez três indicações; Solicitando a construção de um posto de saúdo no povoado Jurema, assim como a aquisição de uma área de terra no respectivo povoado para construção de um campo de futebol. Outro requerimento do mesmo é a criação da guarda municipal.

Segundo o novo presidente Adailton da Firma, a sessão foi bastante proveitosa. “Eu como presidente dessa casa, quero fazer o melhor para o povo de Aquidabã, por isso, durante a semana teremos duas sessões, sendo na terça e quinta, todas elas transmitidas pela rádio comunitária”. Questionado pelo repórter sobre os repasses do executivo para o legislativo, Adailton falou sobre o andamento do processo de improbidade que tramita na Justiça. “A justiça vai decidir quando o prefeito irá repassar para câmara o que ele está segurando. Creio que a justiça em breve estará dando um fim em toda essa polêmica que já passam dos 6 meses. Nenhum prefeito por capricho pode cortar o duodécimo do câmara, já que esse direito está assegurado em lei” frisou.

Na análise de Júscelio Jersey, líder da oposição, a sessão foi positiva no que se refere ao empenho dos legisladores. “Demostramos hoje o que viemos fazer nesse segundo biênio através de nossas proposituras” disse Júscelio, acrescentando que é muito importante que a população fique atenta aos trabalhos dos vereadores.

Diego de Gonçalo, líder do Prefeito na câmara, falou com a nossa reportagem e analisou como produtiva a referida sessão, levando em consideração o projeto de resolução que assegura a transmissão, bem como as indicações e requerimentos. Diego fez questão de abordar sobre determinadas diárias, empenhadas e pagas pelo antigo presidente. Segundo ele, Carlos Moura na prerrogativa de presidente e escreveu 6 vereadores da oposição para 2 (dois) congressos dentro de 15 dias. “O presidente descriminou os vereadores da situação ao não convidar-nos. Solicitei do mesmo explicações, mais a resposta dele não me convenceu!”. Outra indagação de Diego é sobre a não renovação do regimento interno e atualização da lei orgânica prometida pelo ex-presidente após viagem para o Senado em Brasília. “Até hoje não houve renovação no regimento, muito menos na lei orgânica. Carlos Moura conseguiu através da INTERLEGIS gratuitamente, um portal para câmara, pena que o site ficou 1 ano sem nenhuma propositura dos vereadores, somente existia nossa foto. Após esse tempo o portal expirou, e por incrível que pareça consultando o portal da transparência do TCE, verifiquei que foi pago no dia 4 de dezembro R$ 2.900 pela criação de um novo portal. Até a presente data só existe nossas fotos. Espero que o novo presidente não comenta os mesmos erros”.

CPI da CONSTRUNEWS

O vereador Fernando Macedo Júnior, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, deixou claro que a CPI está a correndo em tramite legal e que no momento certo terá a conclusão. “Solicitamos a excelentíssima Juíza de direito de Aquidabã, condução coercitiva de algumas pessoas que descumpriram a nossa convocação para prestarem esclarecimentos, e aguardamos somente uma decisão”.

Próxima sessão legislativa será amanhã, quinta-feira 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se